Câncer de Colo de Útero - como se prevenir?

17:27 0 Comments A+ a-

Continuando o papo sobre cuidados com a saúde, vamos conversar sobre a vacina HPV, mas antes disso precisamos entender o que é o Câncer de Colo de Útero, pois a vacina é para essa finalidade.

Essa maldita doença atinge milhares de mulheres por ano, e a principal causa da proliferação são alguns vírus, o principal deles é o HPV – Papiloma Vírus Humano. Como pegamos esse vírus? Pelo inicio precoce de relações sexuais, e isso se agrava sem a devida proteção do preservativo, pelo fumo e pela má higiene intima. 


Parece brincadeira, mas tem muitas mulheres que não sabem ou tem preguiça de fazer a higiene intima, e isso não cabe só na hora do banho, mas incluem fazer banhos de assentos quando necessário, e a limpeza das roupas intimas, pois é muito importante que a calcinha seja muito bem lavada e passada, ao passar a calcinha as bactérias que ficam escondidas morrem com o contato da temperatura do ferro.

Afinal de contas o que é o câncer de colo de útero?

É um tipo de câncer que não se detecta facilmente, demora alguns anos para desenvolver-se. As células vão alterando-se ocorrendo o câncer do colo de útero, essas alterações é fácil de ser detectadas ao fazer periodicamente (de ano em ano) o exame preventivo, concordo que não é nada agradável faze-lo não dói, apenas é um pouco incomodo, mas é muito importante, pois ao descobrir a doença no inicio as chances de cura e da recuperação são maiores, se infelizmente der alguma alteração no exame, procure seu ginecologista o mais rápido o possível.


Caso não seja detectada a doença no exame ou ela esteja avançada, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor, o colo do útero é localizado na final da vagina, entre os órgãos externos e internos, por isso fica mais exposto a doenças.


O segredo para ter uma vida saudável é nos cuidarmos, e não ser mais uma no tabu de ter medo ou vergonha de procurar um medico. CUIDE-SE, AME-SE!


Beijokss.