Cancêr de Próstata - previna-se!

10:49 0 Comments A+ a-

Olá chiquezas!

Antes que o mês de novembro acabe e como prometido, hoje vamos falar sobre o Câncer de Próstata, não é um assunto muito agradável, porem importante para que seja feita a conscientização e a prevenção da doença.


Pude conhecer de perto a doença, meu avô materno por ser teimoso como muitos outros, recusava-se a fazer o exame, e quando o fez teve o diagnóstico, foi operado, porem como muitos outros pacientes, não fez o tratamento corretamente com os medicamentos, assim teve outros problemas e faleceu.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, onde produz e armazena o sêmen, o câncer de próstata é mais comum entre os homens acima de 50 anos; a idade avançada, histórico familiar, alimentação, sedentarismo e excesso de peso, são alguns dos fatores que aumentam a probabilidade da doença se manifestar. Os homens negros estão no grupo de maior risco da doença.


Na maioria dos casos a doença aparece lentamente não causando sintomas; já em casos avançados, os tumores podem ocasionar dificuldade para urinar, dando a sensação de não esvaziar completamente a bexiga. Quando aparece metástases (sinal de que a doença evoluiu e espalhou-se pelo corpo), em alguns casos aparecem também as dores nas costas ou dores ósseas.


Como se tem o diagnóstico? Pelo tão temido e evitado exame físico, que é o toque retal, e o exame em laboratorial que é a dosagem do PSA. Se constatado o aumento na gandula ou PSA alterado, é realizado uma biopsia para ver o tamanho do tumor e se ele é maligno, se o resultado for positivo para estes exames, o paciente é submetido a outros exames laboratoriais para ver se há metástase.


Além da notícia não ser muito agradável, o tratamento também não é. Após a verificação do tamanho do tumor, idade do paciente é que começa o tratamento, que inclui radioterapia, hormonoterapia, cirurgia e uso de medicamentos.

Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos; os que forem descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos, aos demais, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial aos 40 anos;

Depois de ler tudo isso espero que você homem ou parceira de um, tenha consciência do quão é importante a prevenção, ou seja, a realização dos exames periodicamente, deixe de lado o preconceito e a frescura, ame-se mais, cuide-se mais e viva mais!

Beijokss.