Os benefícios da Glicerina

10:02 3 Comments A+ a-

Hello amores!!

Esses dias mostrei pra vocês uma receita caseira com Glicerina, porém algumas pessoas não sabem ao certo os benefícios do produto (eu não sabia), então vamos as explicações básicas.

A glicerina é um dos componentes presentes em vários produtos de beleza, pois suas propriedades hidratantes e protetoras fornecem uma série de benefícios à saúde da pele e dos cabelos. Em versões naturais ou sintetizadas, ela ajuda a reter umidade e cria uma camada de proteção contra fatores externos agressivos.

Há dois tipos de glicerina, a vegetal e a bi-destilada. A glicerina vegetal que também conhecida como glicerol, é um carboidrato derivado de óleos vegetais, como óleo de coco, um líquido incolor viscoso altamente solúvel em água. A glicerina bi-destilada, pode ser de origem animal. Isso porque muitas indústrias de sabão usam a gordura animal (sebo bovino e suíno) como base da produção de sabão e a glicerina, por sua vez, é subproduto desse processo (é retirada do sabão para ser comercializada).

Quem deseja evitar a utilização de produtos de origem animal, a dica é apostar na glicerina vegetal (e não na glicerina bi-destilada). Vale de observação: ambas são glicerina, substância que tem ação hidratante e umectante (promove a retenção de umidade). Como vocês podem ver, comprei e usei a bi porque no dia foi a que achei, e particularmente gostei muito do resultado, concordo que a de origem vegetal pode ser melhor, porém ambas como já dito, tem a mesma ação, o que muda no final é o valor. Vale lembrar também que a glicerina bi-destilada, é usada na maioria dos produtos de beleza, sabonetes, hidratantes corporais e de cabelo.

Quais os benefícios? Glicerina contém tão poucas toxinas, naturalmente não causa reações alérgicas. Isto a torna um ótimo ingrediente a ser usado por pessoas com pele sensível. Procure pela glicerina em loções, cremes e muitos outros produtos de pele para evitar reações alérgicas, como erupções cutâneas.

Sabonete de/com Glicerina: Devido ao seu teor de glicerina elevada, os sabonetes são muito hidratantes para a pele. Este conteúdo elevado de glicerina também significa que o sabonete irá dissolver rapidamente em água mais do que os sabonetes com menos glicerina, e que, se a barra de sabonete é deixada exposta ao ar, ela irá atrair umidade e “cintilar” com gotas de água do ambiente.

A glicerina é também encontrada em creme de barbear para ajudar a evitar a irritação da pele, é um excelente removedor de maquiagem ideal por sua capacidade de desfazer óleos e resíduos em sua pele, tornando fácil de limpar ou lavar. A glicerina é também incluída em muitos produtos anti-envelhecimento para reduzir rugas.

Se seu couro cabeludo está seco e descamando, massageie glicerina vegetal no couro cabeludo pode aliviar bastante. Isso é especialmente benéfico para as mulheres afro-descendentes, que tem cabelos secos ou problemas no couro cabeludo. Não só pra cabelo afro, mas para quem tem os fios secos e crespos, e têm o couro cabeludo despelando. Além dos benefícios hidratantes da glicerina para cuidados do cabelo, ajuda muito no fortalecimento dos fios, que conduz a uma menor quebra de cabelo, e menor formação de pontas espigadas. As pessoas que têm tipos de cabelos oleosos ou normais devem usar menos, principalmente perto da raiz.

A glicerina requer cuidados no uso, por exemplo, nos meses ou dias mais seco, como no inverno, a glicerina não tem uma fonte estável de moléculas de água para atrair a partir da atmosfera ela irá como algumas pessoas gostam de dizer: “Ela seca meu cabelo“. Isso acontecerá porque glicerina ainda vai fazer o seu trabalho que é “pegar umidade”, mas ele vai tirar essa umidade de seu cabelo, em vez da atmosfera, pelo processo de adsorção em vez de absorção. O cabelo, muitas vezes, adquiri aspecto gorduroso, mas não hidratada.

Dica: Se expor glicerina ao ar, ela irá saturar-se até o ponto em que não precisará mais de água. Portanto quando você colocar a glicerina em água (que ela ama), então ela realmente vai saturar-se e não puxar a água de seu cabelo. Portanto, glicerina mais água é bom.

Ou seja amore, use e abuse sem excesso!

Beijokss.

3 comentários

Write comentários
Marya
AUTHOR
7 de dezembro de 2016 14:06 delete

mas genteeeeee, se eu tô apaixonada??? não conhecia esse produto, mas eu já estou louca pra ter a minha glicerina. onde eu posso encontrar esse tipo de produto? vou logo comprar uns três frasquinhos desses porque essa benção é o tipo de coisa que não pode faltar na penteadeira.
ahhh, adorei o seu blog, tudo muito lindo e organizado, já estou seguindo <3

Reply
avatar
7 de dezembro de 2016 14:44 delete

Amore vc encontra em farmácias, foi onde encontrei, paguei 5 reais, mas acho que em cosméticos também encontrará. Bom proveito rsrs 😘

Reply
avatar